Você não precisa mais fazer o culto familiar



01 de dezembro de 2016, um dia que, para muitas famílias brasileiras, poderia deixar de existir no
calendário. Não há como se esquecer da tragédia com 73 vítimas fatais num voo da Bolívia para a Colômbia. Nesta data, muitos perderam amigos e familiares. Todos eles dariam tudo para voltar pelo menos por um dia, para assim, aproveitarem ainda mais seus amados. Mas neste mundo miserável que vivemos, as segundas chances são raras, e, ainda mais se tratando do conflito real, cósmico e espiritual que estamos inseridos.

Somos cristãos e temos na memória citações bíblicas, como a de Deuteronômio 6, por isso estamos familiarizados com diversos textos do Espírito de Profecia sobre a importância e a responsabilidade que temos de criar nossos filhos nos caminhos do Senhor e influenciar outros pais a cercarem os seus com todas as armas deixadas à nossa disposição.

Hoje, porém, quero te dar uma boa notícia. Se você acha que a cobrança sobre a família "do crente" já é grande; que nós, esposas, temos uma carga espiritual extra pois temos que ser um modelo de mulher em todas as áreas da nossa vida quando o esposo, em muitos casos, não pode sê-lo; o culto familiar já não é mais uma das responsabilidades que será colocada sobre seus ombros! Quantas vezes você já não fez o culto sozinha com suas crianças, porque seu esposo já estava em horário de serviço ou porque ele não tem a mesma fé que você? O cansaço pode chegar, o desânimo e até mesmo, em alguns níveis de estresse, a descrença na eficácia de tais ensinamentos às crianças. 

Por isso, essa nossa conversa é para dizer que você não precisa mais se preocupar com o culto familiar. Isso mesmo! Se você se encaixar nas características abaixo, estes minutos empreendidos no culto podem ser usados para qualquer outra coisa. 
Pronta para ver se esse é o seu caso?

Você não tem mais a necessidade de realizar o culto familiar:

*Se você não se irrita nem tem preocupações durante o dia. 

Se esse é o seu caso, parabéns! Agora, se não, o Senhor lhe dá um conselho precioso: “Que lição pode ser dada diariamente pelos pais piedosos sobre levar todas as dificuldades a Jesus, Aquele que leva os fardos, em vez de se irritarem e xingarem, devido aos cuidados e perplexidades que não podem evitar! O espírito dos pequeninos pode ser ensinado a se voltar para Jesus, como a flor volve para o Sol as pétalas que se entreabrem.” (OC, p. 319).




*Se você não vive em uma sociedade onde há pessoas corruptas. 

Se essa é sua realidade, sua casa é, praticamente, um prenuncio do Céu. Porém, se não, a sra. White nos orienta: “Se houve um tempo em que cada casa deve ser uma casa de oração, é hoje. Prevalecem a incredulidade e o ceticismo. Predomina a iniquidade. A corrupção penetra nas correntes vitais da alma, e irrompe na vida e rebelião contra Deus”. (OC, p. 339).

Será que você ainda precisa fazer o culto familiar?

Veja os casos à seguir, se, você se encaixar, pode deixar de lado essa parte da sua estrutura espiritual ....

*Se tanto você quanto sua família vivem 100% do tempo ligados com o Senhor, sem nenhuma exposição aos apelos deste mundo. Que benção e vitória! Mas, se sua vida é manchada pela tinta do pecado em algum momento do dia, tenha a oração como sua aliada nesta batalha. No Espírito de Profecia encontramos consolo: “O Senhor tem especial interesse nas famílias de Seus filhos aqui. Os anjos oferecem a fumaça de fragrante incenso pelos santos que oram. Então, em cada família ascendam ao Céu orações tanto de manhã como na hora fresca do pôr-do-sol em nosso favor, apresentando diante de Deus os méritos do Salvador. De manhã e à tarde, o universo celestial toma nota de cada família que ora.” (OC, p. 340)

*Se você, seus filhos e esposo não sofrem tentações e perigos. Que vida maravilhosa. Entretanto, se você sabe da realidade cósmica-espiritual que acontece diante de seus olhos, o conselho do Senhor é: “Ide com humildade, coração cheio de ternura, e como senso das tentações e perigos que se acham diante de vós e de vossos filhos; pela fé, atai-os ao altar, suplicando para eles o cuidado do Senhor. Anjos ministradores hão de guardar as crianças assim consagradas a Deus.” (OC, 341). “Pais e mães, por mais urgentes que sejam vossos afazeres, não deixeis de reunir vossa família em torno do altar de Deus. Pedi a guarda dos santos anjos, em vosso lar. Lembrai-vos de que vossos queridos estão sujeitos a tentações.” (OC, p. 342).


*Se você vive numa cidade, estado e país com relativa paz e segurança, por isso acha que não precisa de proteção divina. Ah! Se a paz que precisamos fosse somente política. Mas, se você tem o senso real do mal que circunda nossa família, e de toda a desgraça e miséria que Satanás deseja tornar nossa vida, o conselho do Senhor seria seguido fielmente. “Os trabalhos seculares e os interesses próprios devem vir em segundo lugar. Os filhos devem ser ensinados a respeitar e reverenciar a hora da oração. ... Cumpre-lhes instruí-los pacientemente – bondosa e infatigavelmente ensinar-lhes a viver de maneira a agradar a Deus.” (OC, p. 341).

*Se em sua casa não há e não haverá uma única palavra de censura, desânimo ou tristeza. Esse seria um ambiente ideal. Porém, inseridos neste mundo de pecado, muitas vezes nossas intenções são egoístas. “Nunca se deve perder de vista o valor do canto como meio de educação. Que haja cântico no lar, de hinos que sejam suaves e puros, e haverá menos palavras de censura e mais de animação, esperança e alegria!” (OC, p. 344).

*Se você tem segurança plena que seu filho estará ao seu lado quando Jesus retornar. Quão bom seria se o livre arbítrio de nosso filho respondesse à nossa vontade. Porém, o mesmo Deus que nos deu a responsabilidade de criar e educar, também nos oferece auxilio. “O filho confiado por Deus a sua mãe, constitui um sagrado encargo. ‘Toma este filho, esta filha’, diz Deus, ‘e educa-o para Mim. Forma-lhe caráter polido à semelhança dos palácios, para que possa resplandecer para sempre nas cortes do Senhor’. A luz e glória que irradia do trono de Deus repousa sobre a mãe fiel enquanto se esforça por educar os filhos de maneira a resistirem às influências do mal.” (SC, p. 158).




Não temos escapatória. Graças a Deus por Sua graça imerecida. Somente Ele é capaz de nos guardar da realidade maléfica em que estamos inseridos. E Ele é tão misericordioso que nos ensinou como podemos usufruir todo o poder dEle que está à nossa disposição. Somente nEle podemos construir um muro ao redor da nossa família, nos blindando das influências satânicas. Eis um último texto, uma promessa condicional. Precisamos fazer a nossa parte, e Aquele que tudo pode, cumprirá a parte que lhe corresponde. “Anjos ministradores hão de guardar as crianças assim consagradas a Deus. É o dever dos pais cristãos, de manhã e à tarde, pela fervente oração e fé perseverante, colocarem um muro em torno de seus filhos.” (SC, p.161). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receitinhas!